Como aplicar o augmented marketing na inovação e interatividade entre empresas e consumidores – revisão sistemática

A dica de hoje é um artigo publicado nos Anais do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação – CASI (Evento On-line), 2022

Introdução/Problematização: no atual momento, para Kotler, Kartajaya e Setiawan (2021), a Sociedade 5.0 vivencia o Marketing 5.0, que é um conceito que combina tecnologia e o fator humano para criar, comunicar, entregar e aprimorar valor na experiência do cliente. Um dos elementos do Marketing 5.0 é o augmented Marketing, cuja compreensão e aplicabilidade ainda é pouco conhecida. Conforme Kappor (2014), Caleb (2019), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2021) trata-se de um constructo inovador e interconectado com a tecnologia.

Objetivo: identificar os fatores determinantes e contribuições que o augmented marketing apresenta para a área de marketing das empresas.

Procedimentos Metodológicos: pesquisa descritiva, abordagem qualitativa, procedimento de pesquisa optou-se pela bibliográfica, buscando uma revisão teórica multidisciplinar de artigos e capítulos de livros científicos que contemplem o tema augmented marketing, sem determinação de período de publicação. Foram encontrados 115 textos no Google Scholar e 14 textos no EBSCO Discovery Service. Após leitura foram selecionados nove textos que contemplam o augmented no sentido de uma aplicação do Marketing 5.0, elemento principal do data-driven marketing e do agile marketing.

Principais Resultados: tendo como base as análises dos nove textos e dos conceitos de Kotler, Kartajaya e Setiawan (2021), Caleb (2019) e Kappor (2014), considera-se que o augmented marketing refere-se ao fornecimento de serviços adicionais por meio de ações inovadoras de marketing, com objetivo de aumentar o nível de engajamento dos clientes. Tais ações compreendem  o uso de tecnologia, promoção de experiências únicas, comunicação em dispositivos inovadores, espaços de integração entre online e offline, entre outras. Mas, principalmente, para o sucesso é necessário um processo humanizado, com uma equipe empoderada.

Considerações Finais: o augmented marketing visa construir relacionamentos com os consumidores, aumentar os canais de receita e agregar valor à marca. Na atual Sociedade 5.0, as empresas devem atentar para as novas oportunidades dadas pela interatividade, ou seja, o crescimento da conexão à internet, o uso dos smartphones, a fim de aumentar a competitividade. O augmented marketing auxilia no estabelecimento de um diálogo com os clientes, por meio de uma abordagem que permite contatos contínuos entre empresas e clientes e, consequentemente, melhoram a experiência, graças ao suporte das tecnologias online e offline.

Link do artigo completo:

https://www.even3.com.br/anais/14casi/474012-como-aplicar-o-augmented-marketing-na-inovacao-e-interatividade-entre-empresas-e-consumidores—revisao-sistemati/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s