Lojas de proximidade, vizinhança ou conveniência

da série – a loja física precisa mudar 😉

Pão de Açúcar Fresh – loja do Grupo GPA inaugurada nesta sexta-feira (29) em São Caetano do Sul (SP).

Formato de varejo de vizinhança, com produtos perecíveis e frescos, incluindo serviços de hortifrúti, açougue e padaria, itens de café da manhã, azeites, massas e vinhos. Os estabelecimentos terão um tamanho intermediário em relação aos dois modelos já existentes: supermercados Pão de Açúcar e o Minuto Pão de Açúcar. A área média prevista é de 400 m² a 600 m².

“Entre as novidades do novo Pão de Açúcar Fresh, estão o serviço de entrega de compras em domicílio com triciclo elétrico e delivery pela plataforma James e demais aplicativos de entrega. Os pedidos também poderão ser feitos via WhatsApp. A primeira unidade contará ainda com estacionamento com serviço de manobrista. Serão aceitas diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito e débito das principais bandeiras, Pix, Picpay, dinheiro e vales alimentação e refeição” (REDAÇÃO, 2021a, online).

As lojas de proximidade, vizinhança ou conveniência atende a demandas dos consumidores pós-pandemia, por conta da questão da consciência do tempo envolvido em deslocamentos e no processo de compra em si, Estas lojas trazem formatos “mais fáceis, convenientes, próximas e acessíveis, perto do lar, ao mesmo tempo em que reforça sua oferta focada no cuidar melhor de si, a começar pela alimentação” (SOUZA, 2021, online).

Hortifruti Natural da Terra – loja do grupo Americanas, projeto-piloto inaugurado em agosto no Residencial Cidade Jardim, na Barra da Tijuca.

Formato de varejo de loja instaladas dentro de condomínios residenciais estão focadas em atender prioritariamente os moradores. “O objetivo, segundo a rede, é alavancar o relacionamento de proximidade, ressignificar a experiência digital e o aspecto de omnicanalidade que também estará à disposição desses clientes” (REDAÇÃO, 2021b, online)

“Visser destaca que os clientes de condomínio terão vários canais de contato à disposição para realizar suas compras: a própria loja física, o site e um WhatsApp exclusivo para os moradores, além de mais de uma forma para receber suas compras, em casa ou na loja do condomínio. ‘Essas opções se cruzam: o cliente pode fazer pedidos por WhatsApp ou pelo site e receber em casa, ou retirar na loja. Pode definir uma recorrência para suas compras, programando lista de compras periódicas, e também não ficar restrito ao sortimento local porque pode recorrer ao site da rede onde encontrará qualquer produto que não esteja disponível no mix da loja local’, explica o executivo.” (REDAÇÃO, 2021b, online).

O que vem por aí

“O que vamos acompanhar de forma crescente nos próximos anos no canal lojas é a combinação da expansão de formatos de proximidade, combinados com uma maior e mais competente oferta de alimentos prontos e semiprontos, ao mesmo tempo em que se manterá, ou sofrerá pequena redução, o espaço do delivery do foodservice ou das redes tradicionais – porém todos sofrendo a crescente concorrência das alternativas ofertadas pelo e-commerce, que vai diversificar, aumentar o nível de serviço, qualidade e competitividade” (SOUZA, 2021, online).

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/2021/10/29/pao-de-acucar-fresh-primeira-loja – REDAÇÂO – 29/10/21a https://mercadoeconsumo.com.br/2021/11/01/em-breve-perto-de-voce-e-mais-saudavel – SOUZA, Marcos G. – 01/11/21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s