O relatório da App Annie descreve que o tempo médio diário gasto em aplicativos em smartphones no terceiro trimestre de 2021 em três países ultrapassou 5horas.
O primeiro destes países é a Indonésia, os usuários indonésios gastam 5,5 horas por dia usando aplicativos móveis. Seguido pelos brasileiros com 5,4 e o consumidor na Coreia do Sul com 5 horas por dia.

“Os números revelam o domínio do smartphone entre os consumidores mundiais – especialmente os dos países em desenvolvimento” (App Annie, 2021, online).
Contando as 8 horas diárias de trabalho, mais o tempo de deslocamento, horário de almoço e jantar, dormir, pode-se calcular que o trabalhador médio tem pouco mais de cinco horas de lazer por dia, ou seja, em alguns países este trabalhador gasta todo este tempo em aplicativos.
Que aplicativos? Mundialmente o destaque é o TikTok . De acordo com nossos dados, o TikTok foi o aplicativo mais baixado em três dos territórios monitorados pela App Annie. E foi o único aplicativo a aparecer nas 5 listas principais de nove países.
Na figura a seguir os apps mais baixados no terceiro trimestre de 2021:

Falando do Tik Tok: “Os próprios números da empresa fornecem mais evidências de seu domínio. Em setembro, anunciou 1 bilhão de usuários ativos , o que significa que uma em cada oito pessoas no mundo usa o TikTok a cada mês. […] Em outros lugares, os principais aplicativos são a coleção usual de produtos sociais perenes ( WhatsApp Messenger , Facebook , Telegram ) e ferramentas de videoconferência ( Zoom , Microsoft Teams ). O outro grupo importante é o grupo de aplicativos relacionados ao COVID – da Alemanha CovPass , da França TousAntiCovid e do Reino Unido NHS App , entre outros.” (App Annie, 2021, online).
Ainda segundo o relatório, em contraste com o tempo nos aplicativos, o tempo diário gasto assistindo TV diminuiu de 3 horas para 2,5 horas na década de 2011 a 2021.
Fonte: https://www.appannie.com/en/insights – dados 13 de outubro de 2021.