Tendências de Marketing Digital para 2022

Já iniciaram as pesquisas e apostas de tendências para 2022, uma das listas contemplam as quatro principais de Marketing Digital:

1. Experiência por voz

Utilizar a voz para demandar alguma ação, compra, informação entre outras funções ganhou mais adesão com a pandemia COVID19, pois reduzia o contato com objetos, além da praticidade e agilidade. “De acordo com um estudo recente da Juniper Research, as transações do comércio por voz aumentarão US$ 4,6 bilhões até o final deste ano, com a possibilidade de alcançar US$ 19,4 bilhões até 2023” (Mundo do Marketing, 2021, online). Além do uso da voz com smartphones, também são utilizadas as assistentes virtuais (Alexa, Ok Google, etc).

2. Relacionamento via bots e chatbots

Bots cada vez mais “inteligentes”, com atendimento humanizado e personalizado. Denominados “Pessoas Virtuais” ou “Assistentes Virtuais”, como por exemplo, a Lu da Magazine Luiza, além de outras.

3. Conteúdo gerado pelo usuário (User Generated Content ou UGC)

Ou seja, o digital influencer continua sendo fonte de informação e inspiração para muitos consumidores, “Segundo o Manifesto do Influencer Marketing, 82% das pessoas seguem recomendações de influenciadores digitais ao invés de personalidades e pessoas famosas” (Mundo do Marketing, 2021, online). E, vale dar mais espaço para os consumidores interagirem com as marcas, bem como, a equipe da empresa, ou seja, os “influenciadores Internos”.

4. Social Selling (vendas por meio das redes sociais)

Também aparece como um dos destaques em 2020 e 2021 em função da pandemia aqui no Brasil, mesmo já sendo muito utilizada em outros países (principalmente China) antes deste período. Facebook e Instagram, Pinterest são plataformas que já contam com espaços específicos para vendas online. Enfim, são nas redes sociais que o “social selling” é inspirado, justamente por serem espaços para criar relações e interações entre marcas e consumidores. E, quando agregam o “live commerce”, ou seja, venda com transmissão “ao vivo” aumentam a interação e aproximação, pois, oferecerem entretenimento e informação.

Fonte: Relatório 20DASH e site Mundo do Marketing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s