Winning Omnichannel Latam 2021

O relatório Winning Omnichannel, revela os hábitos de compra do mundo em 2020, ano em que o mercado de FMCG (bens de consumo massivo) teve um desempenho histórico durante a pandemia, com crescimento do valor global quadruplicando em 10% em relação a 2019 – um aumento de US$220 bilhões.

O relatório destaca a migração no Brasil do Consumo fora do lar (OOH) para o in-home

Sendo que os consumidores utilizaram compras por telefone e aplicativos, com destaque para 62% de crescimento na compra de fast food, seguido por crescimento de 50% nos pratos doces e 34% nas pizzas.

Globalmente, o comércio eletrônico foi novamente o canal que mais cresceu, com 45,5%, mais que o dobro em relação a 2019. Ganhou 1,6% de participação e agora representa 6,5% do mercado global total de FMCG. Apesar desse nível de aumento, não foi o maior contribuinte para o sucesso dos produtos de consumo massivo em 2020, e, sim, supermercados, que colaborou com 38% do aumento de FMCG.

As compras de FMCG baseadas em aplicativos aumentaram 238% em relação ao ano anterior, atingindo uma participação de 0,9% das despesas familiares em 2020. 

Embora o comércio eletrônico permaneça relativamente pequeno no Brasil, o crescimento aqui é impressionante, com 2 milhões de compradores a mais no segundo semestre do ano de 2020 em comparação com o primeiro semestre, criando mais 18 milhões de novas ocasiões de compra. Essa duplicação da penetração no Brasil se deve em parte aos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, com quase 40% dos compradores online usando o WhatsApp para fazer uma compra FMCG.

A acessibilidade criada por aplicativos de mensagens democratiza o acesso às compras online no Brasil de várias maneiras. O WhatsApp permitiu que varejistas comerciais menores e tradicionais (que são mais proeminentes na América Latina do que em qualquer outra região) tenham uma presença online. Isso deu aos consumidores uma rota para fazer compras online, visto que a posse de smartphones é maior do que a de computadores pessoais. Ele também oferece às residências fora das áreas metropolitanas uma opção de comércio eletrônico.

Por fim, o relatório apresenta três percepções sobre o cenário atual e o novo comportamento de compra:

  • Contexto adverso
  • O atacado consolida sua posição
  • Opção Omnichannel

https://www.kantarworldpanel.com/br/Releases/Winning-Omnichannel-Latam-o-futuro-FMCG-e-do-varejo-P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s