O relatório de tendências 2021 do facebook.com/iq, apresenta dados de tópicos que se expandiram no Facebook e no Instagram em quatro regiões (Ásia Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte) e oito países dessas áreas (Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Índia, México, Reino Unido e EUA). Um dos temas principais de 2021 foi explorar como a COVID-19 está afetando indivíduos e comunidades.
A análise aborda as tendências em cinco categorias:
- Educação e ação
- Tecnologia
- Estilo de Vida
- Lazer
.
No item educação e ação, aborda três tópicos:
“O aprendizado está mudando conforme as pessoas buscam informações em formatos e locais novos, desde as telas até as ruas. À medida que colocam o novo aprendizado em prática, as pessoas formam novas conexões com o mundo ao redor delas” (FACEBOOK IQ, 2021, p. 5).
- Conscientização se transforma em ação (EUA) – destaca o aumento de 4,4x de 2019 para 2020 em relação às conversas sobre o apoio as causas, entre elas a desigualdade racial, como Black Lives Matter (Vidas Negras Importam)
- A alegria de ler (Austrália) – destaca o aumento das conversas sobre literatura.
- Para além dos livros didáticos (Brasil) – destaca o aumento de conversas sobre ensino em plataformas online. “Livros eletrônicos, streaming de vídeos, salas de bate-papo e outros recursos multimídia estão contribuindo com o ensino a distância, e alguns educadores estão até criando podcasts para as sessões de perguntas e respostas de suas aulas” (FACEBOOK IQ, 2021, p. 11).
.
Estilo de Vida: “À medida que as pessoas reconsideram onde morar e como viver, elas reformulam a função dos espaços em suas vidas, desde escritórios até jardins” (FACEBOOK IQ, 2021, p. 13)
- Cultive seu jardim (Reino Unido) – aumento nas conversas sobre vida sustentável, como cultivar seu jardim de ervas e vegetais
- Cultura casual (EUA) – “Em vez de sair para cortar o cabelo e fazer as unhas, as pessoas estão aprendendo a fazer esse tipo de atividade por conta própria (46% dos consumidores dos EUA afirmam que realizaram atividades desse tipo” (FACEBOOK IQ, 2021, p. 17)
- casas multifuncionais (Canadá) – reformas nos lares, incluindo DIY
.
Em tecnologias, ganha destaque:
- Expansão da conexão (Índia) – a conectividade na Índia bateu recorde em 2020, com 30 milhões de residentes rurais obtiveram acesso à internet, isso fez com que aumentassem o e-commerce, televisão digital e a tecnologia educacional e profissional
- Neo Banking (México) – popularização dos serviços bancários digitais e temas relativos a cartão de credito e educação financeira
- Compras híbridas (Austrália) – aumento nas conversas sobre comércio eletrônico
.
Por fim, no item lazer, muita criatividade:
- Arte digital para todos (Brasil) – destaque para conversas sobre arte contemporânea e digital
- Moda personalizada (Reino Unido) – Projetos como tie-dye, joias artesanais, moda sustentável e DIY ganharam grande popularidade
- Veículos antigos, funcionalidades novas (Alemanha) – bicicletas eletrônicas e campervans como destaque nas conversas e pelas ruas.
Fonte: facebook.com/iq