O artigo de hoje foi apresentado no Inovamundi 2011.
Veja uma parte da Introdução:
Num mercado dinâmico, observa-se que a cultura também não é estática. Ela resulta de uma multiplicidade de práticas sociais, ideológicas, políticas, econômicas, crenças, tradições que vão sofrendo alterações ao longo do tempo, dos espaços e nas relações dos grupos. Assim, “Alice no País das Maravilhas”, de Tim Burton, é um filme muito favorável ao aprendizado, pois mistura imaginário e realidade. Este artigo tem como problema de pesquisa: existe identificação dos espectadores/leitores da revista Veja com os personagens do filme “Alice no País das Maravilhas”? O objetivo geral é estudar a relação entre o cinema e o imaginário, por meio da análise dos comentários sobre a identificação dos espectadores[1]/ leitores do teste “Que personagem de ‘Alice no País das Maravilhas’ é você?”, com as características identitárias das personagens do filme. E, apresenta como objetivos específicos: a) descrever a importância da cultura e narrativas ficcionais; b) identificar a relação entre imaginário e identidades através da relação das características das personagens do filme com os comentários dos espectadores.
[1] Vale mencionar a definição de espectadores proposta por Canclini (2002): “Seres expectantes para saber de que tratam os filmes anunciados em cartazes gigantescos nas vias expressas dois meses antes de aparecerem nos cinemas, leitores de revistas onde se conta a vida de atores e atrizes, navegadores da internet que só lêem o que aparece em telas e que compram pouco”.
Link dos anais do evento: https://www.feevale.br/Comum/midias/3fb6d173-44cb-42c9-a4b0-5af551243898/comunicacao_historia_e_sociedade.pdf
pag. 42
Baixe neste link: