A mágica da cultura de consumo no site “POTTERMORE”

O artigo de hoje foi apresentado no Inovamundi 2012. Ele foi escrito com a Profa. Dra. Saraí Patrícia Schmidt

Veja uma parte da Introdução:

A cultura é a experiência construída na interação diária com as manifestações e práticas de vida e consumo cotidiano. A cultura é um processo que interliga as pessoas e, o consumo é um código social, motivador de significativas transformações históricas e sociais, de estilos de vida, valores, comportamentos, na sociedade. É importante notar que nestas transformações, especialmente o cinema, tornou-se, pouco a pouco, uma forma de busca de identificação para a juventude, fazendo com que filmes como “Harry Potter” representassem um sucesso de consumo, pois acompanham as mudanças da cultura da convergência.

Tendo uma perspectiva interdisciplinar, este artigo tem como problema: A obra cinematográfica “Harry Potter” é consumida e ampliada através do site “Pottermore”? Sendo o objetivo geral analisar a relação da cultura da convergência na obra “Harry Potter” a partir do consumo do site “Pottermore” pelos jovens. Complementarmente, apresenta como objetivos específicos: a) apresentar as características marcantes da cultura de consumo e cultura da convergência; b) relacionar as práticas de consumo do site “Pottermore”, com foco na análise da cultura jovem contemporânea.

A escolha metodológica deste estudo seguiu as recomendações de Prodanov e Freitas (2009), utilizou-se a pesquisa descritiva, sendo a abordagem qualitativa. Como procedimento de pesquisa escolheu-se a bibliográfica, que contou com as seguintes categorias: cultura de consumo e cultura da convergência tendo com base os estudos de Zygmunt Bauman (2008), Néstor García Canclini (2010) e Henry Jenkins (2009). Optou-se pela análise e interpretação dos dados através da análise de conteúdo, segundo Bardin (2004), sendo obedecidas as fases: a) Pré-análise com formulação dos objetivos, preparação do material e escolha do site “Pottermore”; b) Exploração do material: categorização sobre o corpus; c) Tratamento dos resultados, inferência e interpretação.

Link dos anais do evento: https://www.feevale.br/Comum/midias/54cdfdc1-87e7-4df3-85d5-ee10b7f37141/SPG%202012%20-%20Comunica%C3%A7%C3%A3o,%20Hist%C3%B3ria%20e%20Sociedade.pdf

pag. 11

Baixe neste link:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s