Principais fatores que influenciam a consumidora feminina em relação a veículos automotivos nas regiões do Vale do Rio dos Sinos, Grande Porto Alegre e Noroeste Riograndense

O processo de decisão de compra do consumidor sofre muitas influências.
Identificar essas variáveis traz competitividade para as empresa, pois elas podem utilizar essas informações com o intuito de motivar e encantar seus clientes. O comportamento do consumidor no que tange a relação de compra e venda, sofre influência de quatro fatores: culturais, sociais, pessoais e psicológicos (PINHEIRO E GULLO, 20111). Samara e Morsch (20052) acrescentam os fatores situacionais como influenciadores do comportamento do consumidor.

Esta pesquisa foi realizada pela minha orientanda MACHADO, Mara Cristina em 2013.

resumo:

O marketing é essencial para as organizações que buscam destaque no mercado, pois esse conceito está relacionado a identificar e satisfazer as necessidades e desejos do consumidor, foco das empresas de sucesso. Esse estudo é direcionado à análise dos fatores que influenciam o comportamento da consumidora feminina. As mulheres ganharam destaque no mercado de trabalho, portanto, são consumidoras em potencial e seus desejos devem ser objeto de estudo das organizações. O objetivo geral do presente trabalho é identificar quais os principais fatores valorizados pela consumidora feminina em relação aos veículos automotivos nas regiões do Vale do Rio dos Sinos, Grande Porto Alegre e Noroeste Riograndense. O problema de pesquisa desse estudo ficou evidenciado como: Quais os principais fatores valorizados pela consumidora feminina em relação aos veículos automotivos nas regiões do Vale do Rio dos Sinos, Grande Porto Alegre e Noroeste Riograndense? Com o objetivo de responder a essa questão, o estudo foi desenvolvido com base em dois temas centrais: marketing e comportamento de consumo. O primeiro abrange a definição de marketing, seus conceitos centrais (necessidades, desejos e demanda; produtos; valor, custo e satisfação; troca, transações e relacionamentos; mercados; e empresas e consumidores potenciais) e o composto de marketing (produto, preço, praça e promoção). O tema seguinte é o comportamento de consumo. Esse item está dividido entre conceito de comportamento de consumo, fatores de influência no comportamento de consumo e processo de decisão de compra. A partir do levantamento bibliográfico e de um questionário aplicado, chegou-se a resultados que indicam que os gestores devem estar atentos a algumas particularidades no comportamento de consumo desse público. São resultados relacionados a características geográficas, demográficas, comportamentais e psicológicas, assim como, as preferências relacionadas às características dos veículos e manutenção, à busca de informações sobre os veículos e as características da concessionária ou revenda. E por fim, os principais atributos que impactam na decisão de compra do veículo.


1 PINHEIRO, Duda; GULLO, José. Fundamentos de marketing: suporte às
estratégias de negócios das empresas. São Paulo: Atlas, 2011.

2 SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do
consumidor: Conceitos e casos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005

Para saber mais detalhes envie uma mensagem: https://consumoliquido.com/contato/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s