Lançado em junho deste ano, a plataforma Wabi, da Coca-Cola, surgiu como forma de apoiar os comércios de bairro. Mas foi durante a pandemia que seu valor foi ressaltado. Hoje, operando em seis mil estabelecimentos em países como Argentina, Colômbia, República Dominicana, México, Chile, Peru e Uruguai, o Wabi se tornou um grande aprendizado de digitalização para a Coca-Cola, como explica Carla Papazian, country manager da Wabi no Brasil.
Aprendizados
Um dos maiores aprendizados é em relação à entrega, não apenas para os consumidores, mas também para os lojistas que escolheram Wabi para digitalizar os seus negócios. É a partir dos dados que conseguimos entender o que as pessoas procuram e quais padrões de consumo são estabelecidos. Com esse conteúdo conseguimos planejar as nossas ações. Analisando o volume de informação é possível acompanhar o desenvolvimento das lojas, com os insights dos relatórios de vendas e comportamento de compra podemos melhorar nossa proposta de valor e itens oferecidos no aplicativo. Conseguimos gerenciar melhor as categorias, adicionamos mais produtos, não só melhorando a experiência do consumidor, mas também potencializando e desenvolvendo a receita das lojas parceiras.

Gestão de dados
Com os dados em mãos nossa equipe se dedica a analisar o desempenho das lojas, um exercício que vem dando resultado. Cada loja tem um perfil e com informações específicas de cada uma conseguimos orientá-las para um maior desenvolvimento. Algumas começam com um raio de atuação menor e como menos produtos, de acordo com os cruzamentos de dados conseguimos guiá-las, impulsionando crescimento.
Interação
Nós temos a licença para operar Wabi em todo o mundo. Somos uma startup impulsionada pela The Coca-Cola Company, que detém a marca e tecnologia. Todo o desenvolvimento e operação são feitos pela YopDev, uma incubadora de negócios digitais. Localmente temos o suporte das unidades operacionais da Coca-Cola, que acredita no projeto e no valor que Wabi tem para o desenvolvimento no canal tradicional.
Luiz Gustavo Pacete – 12 de novembro de 2020 – https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/noticias/2020/11/12/entrevista-como-um-app-de-entrega-ajudou-a-digitalizar-a-coca-cola.html