O artigo de hoje foi apresentado no Inovamundi 2014. Ele foi escrito com a Profa. Dra. Elisabete Maria Garbin
Veja uma parte da Introdução:
O smartphone constitui uma das referências da sociedade de consumo atual, pois é visto como um dos componentes que participa da constituição das práticas de consumo do jovem contemporâneo. Tendo como aliado a importância dos temas cultura de consumo e culturas juvenis, este estudo apresenta como objetivo analisar a relação das práticas de consumo do smartphone e a (re)definição do consumo de um objeto, a partir de cenas de jovens no horário de almoço no Bourbon Shopping, na cidade de Novo Hamburgo/RS.
Utilizou-se a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Sendo dividido em dois procedimentos de pesquisa: bibliográfica e etnográfica, com a análise de conteúdo segundo Bardin (2004). A fim de responder a questão: como as práticas de consumo do smartphone no horário do almoço destacam a (re)definição do consumo de um objeto na juventude contemporânea? Este estudo integra uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo central problematizar a relação da cultura de consumo e a juventude contemporânea.
Link dos anais do evento: https://www.feevale.br/Comum/midias/f385175c-832a-4261-908b-a8057f3388fd/Ci%C3%AAncias%20Sociais%20Aplicadas.pdf
PAG.: 202
Ou baixe neste link: