Consumo colaborativo do tempo: as interações na rede Bliive

O artigo de hoje foi apresentado no Inovamundi 2015. Ele foi escrito com a Profa. Dra. Saraí Patrícia Schmidt

Veja uma parte da Introdução:

As práticas de consumo estão cada vez mais interligadas às reconfigurações de espaço e tempo potencializadas pelas tecnologias digitais. Um exemplo disto é a rede colaborativa “Bliive”[1] que propõe o compartilhamento de experiências e, utiliza estrategicamente a relação entre as práticas de consumo, a multiplicidade de representações e as complexas matrizes culturais que envolvem o consumo do tempo e do dinheiro.

Assim, este estudo apresenta como objetivo descrever o significado de “consumo do tempo” a partir da análise das interações no site e Facebook da rede “Bliive”. Utilizou-se a pesquisa descritiva e qualitativa, dividido nos procedimentos de pesquisa: bibliográfica e documental, com a análise de conteúdo segundo Bardin (2004). A fim de responder a questão: como o significado de “consumo do tempo” é apresentado nas interações no site e Facebook da rede “Bliive”? Este estudo integra uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo problematizar relação da inclusão social e o consumo do tempo na juventude contemporânea.


[1] “Bliive” é a rede colaborativa de troca de tempo. O participante oferece uma experiência por uma hora e recebe um TimeMoney (moeda de troca na rede) e, poderá trocar este TimeMoney por outras experiências. http://bliive.com e http://vimeo.com/66603309.

Link dos anais do evento – https://www.feevale.br/Comum/midias/356f8263-b10b-4278-bd6d-d6fc0c62b9da/Ci%C3%AAncias%20Sociais%20Aplicadas.pdf

pág. 113

Ou baixe neste link:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s