Storytelling: contando novas histórias no marketing

O artigo de hoje foi publicado no livro Inovação e desenvolvimento organizacional [recurso eletrônico] / Dusan Schreiber [Organizador]. – Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2012.

RESUMO

O presente artigo procura realizar uma breve análise da influência do storytelling na publicidade.  Possui o objetivo geral de analisar a ferramenta storytelling e as contribuições que a cultura da convergência e as narrativas ficcionais apresentam para a área de marketing das empresas. Utilizou-se a pesquisa descritiva, sendo a abordagem qualitativa. Como procedimento de pesquisa optou-se pela bibliográfica, que se apoiou em conceitos de cultura da convergência (JENKINS, 2009), narrativas ficcionais (ECO, 1991; 1994; 2004),  storytelling (JENKINS, 2009; SALEM, 2012; AVELLAR, 2012) e inovação (SCHUMPETER, 1982; RYDLEWSKI, 2005 ). Optou-se pela análise e interpretação dos dados através da análise de conteúdo, segundo Bardin (2004). Aponta-se como resultados que o storytelling pode contribuir com a inovação da publicidade nas empresas, pois é um instrumento que se constrói através do interesse do público consumidor junto à marca ou produto, facilita o envolvimento e permite o aumento do consumo.

Link do livro: http://www.feevale.br/Comum/midias/76e7dd0c-75cf-455b-a049-b3da2fea5481/Inova%C3%A7%C3%A3o%20e%20desenvolvimento%20organizacional.pdf

pág. 507

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s