A dica de livro desta semana é: O consumo vai ao cinema, Narrativas de filmes e o mundo dos bens, de Everardo Rocha e Lígia Lana – Mauad Editora Ltda, publicado em 11 de março de 2019
Ao eleger o cinema como objeto de reflexão e método de aprendizado, este livro utiliza as potencialidades do poder imaginativo dos filmes para a compreensão de repertórios, comportamentos e valores relacionados às práticas de consumo. O consumo é fenômeno absolutamente central na cultura moderno-contemporânea, tão importante que o tempo presente é comumente definido como “sociedade de consumo”. Como uma das mais poderosas narrativas disponíveis em nossa vida social, e sendo uma arte e uma indústria, o cinema é capaz de produzir um imenso repertório de representações, elaborar modos de ser e pensar, construir sensibilidades e afetar práticas cotidianas. Dez filmes e dez análises – cada uma sobre um filme – sob a ótica do consumo e do marketing são a tônica de O consumo vai ao cinema. Voltado para todos os que amam cinema e/ou gostariam de “rever” um ou vários desses filmes, mas principalmente para professores e alunos, este livro fornece material didático de peso e subsídios para discussões sobre a relação entre consumo e cultura, comunicação e narrativa publicitária.
link: https://mauad.com.br/index.php?route=product/product&product_id=32689
Os filmes analisados são:
- Crazy People
- No
- Kate e Leopold
- O Diabo Veste Prada
- Sex and the City – o filme
- Do que as mulheres gostam
- Um dia de fúria
- Amor por contrato
- Bling Ring: a gangue de Hollywood
- Adeus, Lênin!
Os artigos têm a mesma estrutura: a ficha técnica do filme com diretor, atores, ano de lançamento e país de produção; depois a descrição do enredo e, por fim a análise que busca articular questões de consumo entre outros temas das teorias do campo da comunicação.