O artigo desta semana foi apresentado no Inovamundi 2013. Ele foi escrito com a Profa. Dra. Saraí Patrícia Schmidt
Veja uma parte da Introdução:
O consumo de produtos e serviços é algo rotineiro, considerado uma ação normal e natural. Não é exagero pensar que o consumo constitui uma das bases das práticas sociais e culturais da sociedade contemporânea. Afinal, num mundo cada vez mais interligado, o consumo é defendido como sinônimo de uma vida melhor e felicidade, proporcionadas por um conforto advindo das experiências dos bens consumidos.
Tendo como aliado a importância do tema cultura de consumo, este trabalho tem como problema: como a campanha “O que você faz para ser feliz?” destaca a relação da cultura de consumo da felicidade? Sendo o objetivo geral analisar a relação das práticas de consumo da felicidade, a partir da análise da campanha “O que você faz para ser feliz?” realizada pela empresa “Pão de Açúcar”. Complementarmente, apresenta como objetivos específicos: a) apresentar as características marcantes da cultura de consumo e do consumo da felicidade; b) identificar como ocorre o “Movimento pela Felicidade” através da campanha “O que você faz para ser feliz?”.
Este estudo integra uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo analisar a cultura de consumo, com foco na juventude contemporânea.
Link dos anais do evento: https://www.feevale.br/Comum/midias/810c52bf-f1ae-47ca-9339-d6034192f558/Ci%C3%AAncias%20Sociais%20Aplicadas.pdf
pág. 24
Ou baixe neste link: