Smartphones e aplicativos: um estudo sobre comunicação das empresas com seus clientes

O TCC desta semana também abordou marketing de engajamento. Nesta pesquisa procuramos entender como se dá a comunicação das empresas com seus clientes através dos aplicativos utilizados no smartphone.

Uma das bases do estudo foi o modelo de comunicação, chamado de “sensorium”, ilustrado pelo mapa noturno de Martín-Barbero.

A pesquisa foi realizada pela minha orientanda FERREIRA, Cristiane Nunes Moraes em 2018.

Resumo:

Para que as empresas possam atingir os objetivos por elas traçados, a comunicação se torna imprescindível. O marketing tem o papel de transmitir a informação para que chegue até o público alvo de forma clara e eficaz. Além disso, a tecnologia tem proporcionado várias mudanças, destacando-se o acesso à internet, às redes sociais e aplicativos, que podem ter sido influenciados também pelo aumento do uso dos dispositivos móveis. Assim, este estudo tem como objetivo identificar a percepção dos clientes em relação à comunicação das empresas através dos aplicativos utilizados no smartphone, tendo como questão de pesquisa: Qual a percepção dos clientes em relação à comunicação das empresas através dos
aplicativos utilizados no smartphone? Como metodologia optou-se pela pesquisa descritiva e quantitativa, dividida em dois procedimentos: bibliográfica e questionário on-line e análise dos dados através da análise de conteúdo segundo Bardin. O trabalho está dividido em cinco capítulos, sendo eles: introdução, revisão de literatura, metodologia e considerações finais. Como resultados observa-se que os aplicativos se tornam cada vez mais relevantes, uma vez que com eles é possível aproximar empresas e clientes de maneira que possam estar conectados através do acesso a internet e utilização de dispositivos móveis. Os aplicativos permitem que os consumidores tenham uma experiência com a marca, definindo como e quando interagir. Dessa forma, é possível estabelecer um melhor relacionamento e engajamento com o consumidor, que não será incomodado e por consequência estará mais próximo da marca. No entanto, ainda existem muitas oportunidades a serem exploradas pelas empresas, que podem gerar mais interação e fidelização dos seus clientes, que são exigentes e percebem facilmente as limitações que alguns apps possuem.

O arquivo completo: http://biblioteca.ienh.com.br/vinculos/000000/0000000c.pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s