A dica de leitura de hoje é o livro:
Mutaciones del consumo cultural en el siglo XXI: tecnologías, espacios y experiencias.
coordinación de Rosario Radakovich; Ana Elisa Wortman. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Teseo, 2019. 300p.

Compartilho duas citações:
[…] las mediaciones tecnológicas de la vida moderna cotidiana cobran cada vez más significación social, en ese “nuevo sensorium” que Benjamín utilizó para “pensar la experiencia como el modo de acceder a lo que irrumpe en la historia con las masas y la técnica. No se puede entender lo que pasa culturalmente en las masas sin atender a su experiencia” (citado en Martín Barbero, 1987: 62). (p. 25)
Essas redes, como o Facebook, se “alimentam” de registros através de vídeos e fotos feitos por pessoas comuns, quer seja com uma câmera digital ou um celular. Neste caso, o celular é “dispositivo híbrido móvel de conexão multirredes” (DHMCM), como aponta Antoun (2008). Dessa maneira, afetos são construídos de forma efêmera, pois é possível perceber uma redenção das “imagens distribuídas eternizadas”, já que as fotos não irão para um álbum especial, que ficarão “protegidos” em um lar e os vídeos não serão
guardados como relíquia audiovisual familiar. Esse tipo de circulação em rede cria conexões virtuais que propagam o momento. (p. 282)
O livro é gratuito. Baixe no link http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20191024041031/Mutaciones_del_consumo.pdf