Este blog foi criado em 16 de abril de 2013 com foco em reunir temas sobre cultura de consumo, como parte de uma pesquisa cujo objetivo central era analisar a multiplicidade de representações e interações que envolviam atitudes individuais, sociais e comportamentos das experiências da cultura de consumo.
Em dezembro de 2012 eu havia defendido a dissertação:
O IMPERATIVO DO CONSUMO NA OBRA “HARRY POTTER”:
O ENCONTRO DA CULTURA DA CONVERGÊNCIA E A JUVENTUDE
CONTEMPORÂNEA – link
cujo objetivo geral era: analisar as manifestações culturais cinematográficas e seus impactos e, estabelecer relações entre práticas do consumo de manifestações e produtos culturais da obra “Harry Potter”, calcados em diferentes mídias, a fim de conhecer transformações socioculturais no comportamento de consumo da juventude contemporânea brasileira.
Com inspiração no conteúdo do blog, em novembro de 2014 organizei a Proposta de Tese: O consumo do tempo na cultura da convergência: experiências de consumo de smartphone da juventude contemporânea.
E, em novembro de 2018 defendi a tese:
“SEM CELULAR A PESSOA É EXCLUÍDA DA SOCIEDADE”: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE EXPERIÊNCIAS JUVENIS DE CONSUMO DO SMARTPHONE – link
com objetivo geral: compreender como se estabelecem as experiências de consumo do smartphone na juventude contemporânea brasileira, a fim de elencar de que forma a conexão impacta no processo de inclusão digital juvenil.
Agora, inicio uma nova fase do blog: a divulgação dos artigos, resumos, TCCs, livros, textos e, diversos outros temas ligados a Consumer Culture Theory (CCT) no contexto urbano: Cultura Material, Modalidades de Marketing, Culturas Juvenis, Cibercultura. Diversidade Cultural e Inclusão Digital. Arqueologia urbana.
Curta e compartilhe esta ideia!!!