
A semana foi de anúncio também para o Twitter, isso, porque a marca lançou o Twitter Lite, uma experiência web destinada a smartphones e tablets mais acessível e rápida. A novidade foi criada para minimizar a utilização de dados, carregar rapidamente em conexões lentas e utilizar menos espaço de armazenamento nos aparelhos.
A novidade utiliza menos de 1MB no armazenamento, traz um aumento de mais de 30% na velocidade de inicialização, assim como na navegação de forma geral, e oferece os principais recursos do Twitter (timeline, Tweets, Mensagens Diretas, trending topics, perfis, uploads de mídia, notificações e suporte offline). Além disso, o Twitter Lite trará quatro novos recursos que prometem melhorar a experiência do consumidor: menor consumo de dados, ícone para tela inicial do dispositivo, notificações por push e melhorias de funções que abrem dentro do aplicativo nativo.
Para que haja um menor consumo de dados, uma das funções permite que o consumidor faça uma pré-visualização de imagens e vídeos antes de escolher quais deseja carregar por completo. Com a mudança, os usuários terão uma diminuição de aproximadamente 70% no gasto de dados, fazendo com que as conversas do Twitter fiquem mais acessíveis em áreas onde dados de dispositivos móveis são de alto custo. O ícone para a tela inicial também estará disponível, tornando a navegação mais fácil e rápida.
Os usuários que já possuírem o aplicativo do Twitter instalado no smartphone ou tablet também poderão notar melhorias de funções que abrem dentro do aplicativo – isto fará com que a navegação entre a versão web e o aplicativo seja mais integrada. Além disso, será possível receber notificações por push dentro da versão web.
O Twitter Lite utiliza a tecnologia Progressive Web App (PWA) para oferecer uma experiência semelhante à de um aplicativo nativo e tem recursos adicionais no Google Chrome para dispositivos Android. É possível receber uma ampla gama de notificações para ser alertado sobre o que está acontecendo no Twitter ao longo do dia e, também, acessá-lo offline, para que a experiência do consumidor no Twitter não seja interrompida mesmo que a conexão de internet caia temporariamente. Para mais informações, clique aqui.