
Filas em supermercados são estressantes. Por outro lado, para algumas categorias de produtos a compra online não é a ideal, principalmente em casos de alimentos perecíveis. Por essas e outras, a Amazon desenvolve há quatro anos um sistema de compras em que é possível ir até as prateleiras, pegar o que deseja, sair sem passar em nenhum caixa e esperar tranquilamente a conta vir na próxima fatura do cartão.
A primeira loja nesses moldes já estreou no piso térreo de um seus novos escritórios em Seattle. Até o momento, o estabelecimento de mais de mil metros quadrados é exclusivo para os funcionários. Porém, se a experiência der certo, a promessa é de que este conceito de compra se expanda cada vez mais.
A tecnologia desenvolvida pela gigante é similar aos mecanismos utilizados em carros inteligentes. O protótipo utiliza visão computadorizada, algoritmos e inúmeras fusões sensoriais para trazer comodidade e menos dor de cabeça aos compradores. Tudo isso posto em prática, de uma forma simples, nos faz sonhar ser realmente possível acabar com as filas.
Confira abaixo o vídeo que mostra como o mercado conceito funciona e as inovações tecnológicas por trás dele: