Unicef propõe WhatsApp para identificar refugiados

04 de Julho de 2016 10h –

aa
Crédito: REUTERS/Alexandros Avramidis

Os refugiados sofrem incontáveis dificuldades em sua busca por liberdade. Cruzam milhares de quilômetros a procura de um lugar onde finalmente possam ser eles mesmos. Porém, muitas vezes, depois de um êxodo que pode durar meses, eles simplesmente não conseguem entrar nos países por dificuldades de identificação.

Diante de toda essa problemática, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) começa a apostar nas novas tecnologias para se aproximar de uma resolução. Uma das ideias mais promissoras para essa “solução humana” é se aliar ao aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado por eles para conversar com parentes e amigos.

Percebendo isso, o diretor do Fundo defende que o número de telefone utilizado pelos refugiados para se cadastrar na plataforma possa ser uma forma de identificá-los. O cofundador da Unidade de Inovação do Unicef, Christopher Fabian, concorda com o diretor e diz que essa ação pode facilitar neste que é um dos maiores problemas enfrentado pelos que buscam expatriação.

Fabian entende do que fala. Desde 2007 ele faz parte da Unidade de Inovação, grupo interdisciplinar formado por pessoas do mundo todo. Ao longo dos últimos anos, a equipe coordenada por ele desenvolveu diversas tecnologias, como o U-Report e o Digital Drum.

O U-Report é um sistema de mensagens gratuito que serve para que os jovens deem suas opiniões e se mantenham informados sobre diversos temas. A plataforma, segundo a ONU, já conta com mais de 2,1 milhões de usuários ativos em cerca de 20 países.

O outro, o Digital Drum, foi eleito pela revista “Time” como uma das 50 melhores invenções de 2011. O aplicativo é um protótipo de ensino digital que usa a tecnologia para promover o acesso à educação.

http://adnews.com.br/internet/unicef-propoe-whatsapp-para-identificar-refugiados.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s