Ter sua empresa online também é promover a inclusão digital

17 de Maio de 2016 16h –

web

Há exatos onze anos a Organização das Nações Unidas (ONU) lançava um edital na Tunísia que determinava metas para a expansão da “inclusão digital”. Além de ser uma convocação para o acesso irrestrito a informações e ao conhecimento, o protocolado “Dia Internacional da Internet” também é um chamado para a reflexão.

Números do portal Cetic.br mostram que a presença online das empresas nacionais cresceu nos últimos anos, mas acredito que é necessário avançar ainda mais. Em 2007, por exemplo, apenas 46% das companhias brasileiras tinham website. Sete anos depois, o número chegou a 56%. Ou seja, um pouco mais da metade. Imagine quantos negócios e serviços primorosos ainda estão escondidos em um país tão grande como o nosso.

Aliás, não é preciso ir tão longe. Quantas lojas e escritórios existem ao nosso redor, mas estão “fora do mapa” por não investir na internet? Outro dia vivenciei um fato curioso. No prédio comercial onde a agência Novos Elementos está sediada existem diversas empresas e prestadoras de serviços, como clínicas, restaurantes, escritórios de advocacia, etc. Por curiosidade resolvi realizar uma simples busca no Google, consultando o endereço local. Imediatamente constatei a ausência de referências das empresas locais no Maps.

Logo, ficou fácil perceber que ninguém em um prédio de 15 andares sequer coloca o seu endereço na internet! Por conta dessa ausência de informação digital, diversos serviços e empresas se afastam de clientes em potencial. Imagine o quão bacana seria descobrir que você pode cortar seu cabelo em um barbeiro localizado há cinquenta metros da sua casa ao invés de ir até o shopping mais próximo e gastar dinheiro de passagem, gasolina, taxi, etc?

Estar na internet é mais do que um trabalho de marketing, é fazer parte de uma integração que vai além das condições físicas, ou seja, é contribuir também no âmbito social e econômico. Vale lembrar que atualmente já temos adultos que nasceram com a web e basicamente fazem todo o consumo de informação por meio dela. Não atender este público é virar as costas para o futuro. Aliás, é minar o nosso futuro também.

A internet já não é mais um modismo há muitos anos e já passamos da hora de utilizá-la como uma aliada para os negócios. Quem em tempos de crise quem não iria amar economizar sem precisar ir muito longe?

Recentemente vi uma pesquisa da Digital AdSpending que mostrava que em pleno 2015, ano de forte crise econômica no Brasil, o mercado de publicidade online nacional foi capaz de movimentar R$ 9,3 bilhões. Trata-se de um crescimento de 12% em relação a 2014. Imagine o quanto poderíamos avançar se as empresas (micro, pequenas, médias ou grandes) estivessem de fato presentes na internet? Quantos clientes poderíamos explorar só por conhecer bem a região!

Arrisco dizer que o “grosso” da expansão da internet no Brasil já começou a atingir o seu limite. O trabalho agora é alcançar os detalhes, as localidades não exploradas, as cidades sem infraestrutura ou não compreendidas pelas grandes marcas. É o momento de voltar os olhos para dentro e continuar a expandir.

*Celso Fortes é um empreendedor digital e diretor executivo da agência Novos Elementos

http://adnews.com.br/adarticles/ter-sua-empresa-online-tambem-e-promover-inclusao-digital.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s