27 de abril de 2016 · Atualizado às 11h06

A Alemanha é um dos principais destinos para refugiados na Europa. O país recebeu algo em torno de um milhão de pessoas vindas de zonas de conflito só em 2015. Para além de todas as polêmicas envolvendo o posicionamento do governo alemão com relação ao assunto, não é possível ignorar o fator humano que a questão suscita.
Diante de situações extremas, as pessoas tendem a mostrar seu melhor ou pior lado e é quando elas acontecem que surgem grandes ideias para “restaurar nossa fé na humanidade”.
Um bom exemplo é o WhatsGerman, uma iniciativa do grupo Plan.Net para ajudar refugiados no nada fácil processo de adaptação ao novo território. Para isso, a ação criou números de telefone que podem ser adicionados e contatados através do WhatsApp para que as pessoas possam receber aulas básicas do idioma nativo, como expressões utilizadas no cotidiano e regras gramaticais.
São três números diferentes, um para cada curso. O primeiro dá dicas sobre o alfabeto alemão, o segundo ensina frases diárias e o terceiro, por sua vez, pretende ajudar com a gramática utilizada no país.
Para ter acesso aos números, os refugiados podem entrar no site do projeto e receber o passo-a-passo de como participar. O canal tem opções em inglês e árabe para facilitar a comunicação.
Confira o video case:
Redação Adnews – http://www.adnews.com.br/tecnologia/grupo-cria-servico-de-aulas-de-alemao-pelo-whatsapp-para-refugiados