Exposição reúne fotos do cotidiano das travessias do Rio São Francisco

Abertura será dia 19 de abril com bate-papo com fotógrafa Lizandra Martins.
São 30 fotografias que foram capturadas a partir de uma câmera de celular.

Juliane PeixinhoDo G1 Petrolina

Foto que integra exposição Travessia (Foto: Lizandra Martins/ Arquivo pessoal)Foto que integra exposição Travessia (Foto: Lizandra Martins/ Arquivo pessoal)
As águas do Rio São Francisco, o vai e vem das barquinhas e o cotidiano dos ribeirinhos inspiraram a fotógrafa, Lizandra Martins, na concepção da exposição fotográfica ‘Travessia’, que estará a aberta à visitação até o dia 1º de julho, na Galeria de Artes Ana das Carrancas, no Sesc dePetrolina, no Sertão de Pernambuco. A abertura vai acontecer no dia 19 de abril, com um bate-papo com a fotógrafa e com o curador da exposição, Chico Egídio.

São 30 fotografias que foram capturadas a partir de uma câmera de celular. O trabalho mostra a sensibilidade e o olhar diferenciado da fotógrafa, diante de paisagens naturais e da vida que acontece entre as travessias entre a cidade pernambucana de Petrolina e a cidade de Juazeiro, na Bahia.

Foto de barqueiro da Exposição Travessia (Foto: Lizandra Martins/ Arquivo pessoal)Foto de barqueiro da Exposição Travessia (Foto: Lizandra Martins/ Arquivo pessoal)

O projeto surgiu no ano de  2014. De acordo com Lizandra, teve um início expontaneamente durante as voltas diárias da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). “Eu senti a necessidade de registrar. São fotografias do cotidiano. Fotografei o  Rio São Francisco, animais, barqueiros, pescadores e as expressões, além de coisas que eu vivi dentro da barca na travessia entre as suas cidades”, conta.

Sobre o uso do celular, a fotográfa revela que a opção foi por uma questão de praticidade, mas que não desabona a qualidade das imagens. “Todas as fotos foram tiradas de celular. O uso do celular surgiu por ser mais prático. O importante é o olhar, o equipamento pode ajudar, mas a sensibiliodade é o ponto principal”, destaca.

Lizandra Martins, de 22 anos, trabalha com fotografia há 6 anos e atua com a fotografia artistica em festivais de dança e teatro na região.  Ela também é graduanda em pedagogia na Uneb.

17/04/2016

http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2016/04/exposicao-reune-fotos-do-cotidiano-das-travessias-do-rio-sao-francisco.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s