O Facebook anunciou nesta quarta-feira (6) algumas novidades para o Live, sua ferramenta de transmissão de vídeos ao vivo. Dentre os novos recursos divulgados pela companhia de Mark Zuckerberg, está a possiblidade de realizar transmissões dentro de grupos, interagir com as exibições através das “reactions” e o surgimento de canais temáticos que reunirão os principais conteúdos dentro de cada assunto em abas que poderão ser exploradas no app.
As novidades configuram a primeira grande mudança no Live desde o seu lançamento no ano passado. Além dos novos recursos visuais e de acesso aos vídeos, o Facebook divulgou a introdução de novas métricas para os vídeos compartilhados.
Todas as mudanças devem chegar de forma gradativa aos usuários do app em dispositivos Android e iOS nas próximas semanas. Confira algumas delas:
Live em grupos e eventos
Até o momento, os usuários só tinham contato com os vídeos transmitidos pelas páginas que eles seguiam. A partir de agora, será possível realizar e acompanhar transmissões em grupos e eventos dos quais faça parte, sem necessariamente seguir o responsável pela publicação.
Reactions e filtros
As opções de reação a posts, batizadas de “reactions”, estão disponíveis no Facebook desde fevereiro deste ano. O recurso, no entanto, não se estendia aos vídeos ao vivo. A novidade permite que os espectadores interajam em tempo real com quem está transmitindo o vídeo, reagindo de acordo com o que está sendo exibido naquele momento.
Ainda com a proposta de trazer mais interatividade ao Live, o Facebook anunciou também que em breve as pessoas poderão inserir filtros e a opção de desenhar e escrever no vídeo ao vivo, algo semelhante aos recursos que caracterizam o Snapchat.
Convites e “vale a pena ver de novo”
Outra novidade é a possibilidade de convidar amigos para assistirem às transmissões. Atualmente, os seguidores da página que realiza o vídeo recebem notificações informando sobre o conteúdo. A partir de agora, será possível selecionar e convidar os amigos que você deseja que vejam seu live.
A opção de assistir ao vídeo mesmo depois dele ter sido transmitido ao vivo já existe, o que muda agora é que o Facebook quer que seus usuários tenham a sensação de “live” mesmo depois da transmissão em tempo real. Para isso, será possível acompanhar as reações inseridas pelas pessoas no momento exato em que ocorreram. Segundo a rede social, as interações são parte importante da experiência ao vivo já que o Live recebe em média dez vezes mais comentários que os vídeos “normais”.
Live Map
Com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários a diferentes conteúdos, o Facebook desenvolveu o Live Map, uma espécie de mapa que pode ser acesso pelo usuário através do desktop e exibirá uma distribuição geográfica dos vídeos mais assistidos em 60 países.
Redação Adnews – 06/04/2016
http://www.adnews.com.br/tecnologia/facebook-lanca-novos-recursos-para-o-live