Mais experiências imersivas e objetos conectados

Se há uma coisa que diferenciou o CES 2016 dos outros anos é a escala. O evento desse ano foi de longe o maior de todos os tempos; 180.000 participantes e 20.000 novos produtos lançados por 3.600 expositores.

Para os publicitários, a explosão de dispositivos conectados no CES deste ano mostra o potencial poder da mineração de dados em escala, o que permite o setor de Out Of Home ter mais oportunidade de desenvolver experiências ricas, imersivas e mais pessoais para os consumidores.

Aqui estão algumas categorias de tecnologia da CES que são relevantes aos publicitários:

Tecnologia Wearable

A tecnologia wearable (tecnologia para vestir) é uma categoria que está bombando, com 20 por cento de crescimento anual do composto esperado durante os próximos cinco anos. Frequentemente utilizando um smartphone como um hub central de inteligência, os wearables estão se tornando mais acessíveis, seguros e relevantes.

O novo chip Curie da Intel (nomeado em homenagem à Marie Curie) é um processador minúsculo do tamanho de um botão que é barato o suficiente para ser produzido em massa e que pode ser incorporado em praticamente qualquer item de consumo. Além disso, o Memory Mirror da Intel é um dispositivo que pode transformar a experiência de compra nas lojas, permitindo que os clientes fiquem em frente ao espelho, se vejam em 360°, experimentem roupas e vejam as peças anteriores sem a necessidade de vesti-las novamente.

A Samsung demonstrou um novo relógio que não precisa de um telefone, já que ele tem sua própria conexão, enquanto que outros smart wearables da Fossil, Swarovski e Tag Heuer mostraram que esta tecnologia também pode ser fashion.

Este boom em wearables significa um maior crescimento de dados mais ricos, o que pode melhorar tanto o OOH clássico quanto as campanhas digitais. Dados mais ricos entregam melhores resultados, e aqui na Posterscope temos visto um aumento espetacular de até 200 por cento nos KPIs das marcas vs. áreas de controle.

Dispositivos de gravação de vídeo?

Dispositivos de gravação estão ficando mais baratos, móveis e com qualidade melhor. A GoPro desbancou a Polaroid, e agora a Polaroid está desbancando a GoPro. A Polaroid Cube é uma câmera HD de 35mm, que é a prova d’água, de alta qualidade, leve e pode ser acoplada em quase tudo.

A Ricoh lançou a câmera Theta S 360, que é do tamanho de um pequeno controle remoto de TV e contém duas câmeras olho de peixe. Agora, os usuários podem criar facilmente conteúdo HD em 360°.

Estes novos dispositivos podem oferecer aos publicitários uma incrível fonte de conteúdo de alta qualidade produzido por usuários, que pode ser contextualizado para qualquer tela, incluindo móvel, digital e OOH. Inventário digital e full motion DOOH estão em uma posição privilegiada para se tornarem uma plataforma de conteúdo em si, tanto para as marcas transmitirem seu material quanto para os usuários contribuírem com ela.

Experiências Imersivas: RV e RA

Novos produtos de realidade virtual e realidade aumentada oferecem às marcas e ao marketing experimental, em particular, a oportunidade de proporcionar experiências verdadeiramente imersivas para os consumidores.

Na extremidade inferior do mercado, o Samsung Galaxy RV oferece uma introdução acessível ao mundo da realidade virtual. O Oculus Rift será finalmente lançado este ano juntamente com novos produtos, como o Leap Motion, e as gigantes de realidade aumentada Magic Leap e Microsoft HoloLens.

Esta tecnologia permite às marcas e aos profissionais de marketing experimental proporcionar um storytelling interativo e imersivo, e isso já está acontecendo. Um exemplo é a agência experimental da Posterscope, psLIVE, que utilizou o Oculus Rift na estação Waterloo, em Londres, para fazer os passageiros atravessarem por tirolesa e corda bamba caminhos que levavam ao recém-inaugurado Center Parcs, uma aldeia recreativa localizada em Woburn Forest, estendendo o impacto da campanha de maneira divertida, agradável e tátil.

Carros Inteligentes

Nove Fabricantes de Equipamento Original automotivo (OEM) exibiram na CES suas séries de carros semiautônomos. Os publicitários precisam começar a considerar o carro como outro formato do meio digital – um dispositivo conectado para coletar dados de comportamento e entregar informação e mídia. Displays inteligentes com conectividade LTE e conteúdo personalizado foi um marco dos carros exibidos no CES.

Groupon e Chevrolet se uniram para fornecer aos motoristas acesso a todas as ofertas locais do Groupon disponibilizadas através do OnStar, serviço de navegação e conectividade da Chevrolet.

A partir do momento que os carros começarem a produzir mais dados, as agências de publicidade passarão a ser capazes de aumentar a personalização e melhorar a segmentação das campanhas, principalmente na mídia OOH.

Consequências para as agências de publicidade

O CES destaca três grandes consequências para a indústria de OOH. Primeiro, consumidores estão esperando experiências de alta qualidade em todos os lugares, tanto in como out of home.

Os publicitários precisam continuar a elevar seu jogo com a produção de experiências ricas de conteúdo de alta qualidade e imersivas. A realidade virtual está destinada a se tornar uma importante parte do ecossistema OOH, entregando experiências de qualidade ao consumidor.

Em segundo, os wearables fornecerão uma maior variedade de pontos de dados que os publicitários poderão contar. Finalmente, a mídia digital não estará apenas nos formatos que conhecemos. Qualquer coisa será uma experiência digital imersiva, de carros a provadores de lojas.

Os publicitários precisam pensar além dos formatos convencionais e tratar qualquer dispositivo conectado como uma oportunidade de se conectar com um ser humano.

Artigo encaminhado por Jeff Tan, Vice-presidente de estratégia da Posterscope USA – 21/021/2016

http://www.adnews.com.br/artigos/publicitarios-podem-esperar-mais-de-experiencias-imersivas-e-objetos-conectados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s