O que você precisa saber sobre os ‘artigos instantâneos’ do Facebook

Se você navega na web com um iPhone e segue alguns dos grandes veículos internacionais de notícias, muito possivelmente já viu ou verá em breve um novo recurso do Facebook em ação. É o “Instant Articles”, que permite que jornais, revistas e sites publiquem suas matérias diretamente no aplicativo móvel da rede social.

Ao invés de ter apenas a opção de seguir o link até outra página, o usuário agora poderá ler o conteúdo de maneira integral, inclusive com recursos interativos como mapas, vídeos e gifs, sem deixar o aplicativo do Facebook. Identificar um post nesse formato é simples, basta observar o ícone de um raio no canto superior direito da imagem da publicação.

O formato lembra um desses apps que potencializam a experiência de leitura, como o Flipboard ou Feedly. Nele, os artigos e reportagens podem ser carregados de maneira dez vezes mais rápida, segundo o próprio Facebook. Por enquanto, a novidade está em uso apenas fora do Brasil e no app do IOS, mas os testes já estão em andamento para a implantação no sistema Android.

O mais interessante é que os editores não precisam trabalhar um novo formato ou programar novas ações para a visualização na rede social. Os veículos que utilizam o “Instant Articles” fornecem o RSS e, através dele, o conteúdo é customizado para uma nova página dentro do Facebook. Atualizações e correções também são capturadas automaticamente.

De acordo com a rede social, os artigos não apenas fornecem uma experiência mais rápida e dinâmica de visualização de conteúdo, como também estende as possibilidades de interação do usuário com a publicação no mobile, sobretudo com novos recursos de vídeo autoplay, legendas, áudio, e mapas interativos através de tags e linguagens simples de HTML5. Certamente a ferramenta poderá trazer benefícios e novos horizontes também para o conteúdo produzido para marcas nesses veículos.

Veja o vídeo que explica a ferramenta:

//

Redação Adnews – 03/11/2015

http://www.adnews.com.br/internet/o-que-voce-precisa-saber-sobre-os-artigos-instantaneos-do-facebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s