Brasileiro usa cada vez mais internet no celular

//s.btstatic.com/lib/1f185c978dbe150336eb09865327f0ca658b26e4.js?v=1De acordo com pesquisa que entrevistou 19 mil domicílios brasileiros, o uso da internet em dispositivos móveis triplicou nos últimos anos

16 de Setembro de 2015 17:04

 O uso de internet pelo celular triplicou nos últimos três anos passando de 15% em 2011 e atingindo 47% em 2014, o que representa cerca de 81,5 milhões de brasileiros. Esses dados são apresentados na décima edição da pesquisa TIC Domicílios realizada pelos órgãos Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Com o objetivo de medir o uso das tecnologias da informação e da comunicação nos domicílios, acesso a computadores e à internet, tipos de atividades desenvolvidas na rede e outros indicadores, o estudo foi realizado em mais de 19 mil domicílios brasileiros entre outubro de 2014 e março de 2015. Apesar de identificar um crescimento do uso da internet pelo celular em todas as classes sociais, a pesquisa também constatou uma persistência na desigualdade no acesso à rede.

O dispositivo mais utilizado pelos brasileiros para acessar a internet é o celular, sendo preferência de 76% dos entrevistados. Em seguida fica o computador desktop (54%), o notebook (46%) e o tablet (22%). A maioria dos usuários (84%) afirma usar a internet pelo celular diariamente ou quase todos os dias. Cerca de 50% dos entrevistados possuem computador de mesa, mas a tendência a mobilidade foi responsável por um crescimento de 60% da posse de equipamentos portáteis como laptops e notebooks. Os tablets estão em 33% dos domicílios. Já quanto a disponibilidade de redes wi-fi, o estudo indica que 66% dos entrevistados dispõem esse tipo de internet.

Em 2014 a proporção de domicílios com acesso à internet chegou a 50%, correspondente a 32,3 milhões de residências. Por classes ainda há desigualdade: na classe A a proporção é de 98% de domicílios, 82% na classe B, 48% na classe C e 14% nas classes D e E. Nas áreas urbanas cerca de 54% das residências possuem acesso à internet enquanto zonas rurais tem uma proporção de 22%. A atividade favorita desses usuários é o envio de mensagens instantâneas. O acesso a redes sociais também aparece como um hábito recorrente.

A pesquisa pode ser consultada na íntegra no site do Cetic.br. Os insights dos anos anteriores estão disponíveis para consulta digitalmente.

Leia Mais: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2015/09/16/Brasileiro-usa-cada-vez-mais-internet-no-celular.html#ixzz3mWVu81eM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s