As 8 prioridades da geração MoMo: moderna e móvel

Descubra quais atitudes definem o comportamento e a jornada de compras do consumidor moderno e móvel

A pesquisa exclusiva Consumidor Digital – Comportamento e Preferências, do Centro de Inteligência Padrão (CIP) em parceria com a MeSeems, empresa de inteligência de mercado, mostra que o novo consumidor digital móvel brasileiro está mudando depressa. Veja a seguir quais sãos as preferências e gostos da Geração MoMo: Moderna e Móvel, que deseja o mundo a um toque.

1. Celular em primeiro lugar

Ele veio mesmo para ficar: praticamente todos os entrevistados (94,6%) da pesquisa possuem um smartphone. O segundo dispositivo mais utilizado é o Notebook/Computador com Wi-Fi, om 83,4%. O videogame vem em terceira posição, com 43,1%, e o tablet aparece em seguida, com 42,5%.

principais dispositivos
2. Ligar? Só para familiares e amigos

Se você checar as funções que mais consomem bateria no seu telefone celular, verá que voz é uma das menos utilizadas. A geração MoMo usa o smartphone para fazer ligações mais para falar com familiares e amigos (84,2%). Atividades profissionais e corporativas são feitas através de ligações por 37,9% das pessoas.

finalidade ligacoes

3. Adeus SMS

Ainda tem gente que manda mensagem de texto pela franquia? Sim, e pelo mesmo motivo das ligações: falar com a família, amigos ou para resolver questões de trabalho. Apesar de quase metade das pessoas ainda mandarem SMS, um terço de todos os participantes da pesquisa deixaram de usar o serviço – provavelmente resultado da substituição por aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e Viber, que têm a mesma função.

finalidades mensagem

4. Navegador: entretenimento e redes sociais

Apesar da infinidade de aplicativos disponíveis para download em lojas virtuais, a geração MoMo ainda usa bastante os navegadores para surfar a web. Seja no smartphone ou no tablet, eles são utilizados na maioria das vezes para entretenimento, redes sociais e e-mail. Quanto ao uso do navegador para realizar compras online, o celular sai na frente: 34,3% dos usuários de smartphone e 32,1% de tablet utilizam o browser desta maneira.

Finalidades navegador

5. Compras na palma da mão

Além dos novos consumidores comprarem mais pelo celular do que pelo tablet, aproximadamente metade dos usuários de tablet admite não fazer compras pelo dispositivo. Já para os donos de smartphone, esse número não passa de 40%, o que representa uma grande oportunidade para as empresas explorarem.

se fazem compras mobile2

6. Eletrônicos e eletrodomésticos

A categoria de produto mais comprada pelo smartphone e tablet também é diferente dependendo do dispositivo. No caso do celular, 51,7% dos usuários usam o dispositivo para comprar eletrônicos e/ou eletrodomésticos. Já os donos de tablets compram mais livros/e-books e papelaria (46,2%). Por outro lado, a geração MoMo costuma comprar mais aplicativos pelos tablets do que por smartphone: cerca de 45% dos usuários de celular costumam comprar aplicativos, enquanto 37,7% dos de tablet fazem o mesmo.

categoria produtos compras

7. Em casa: o melhor lugar para comprar

Apesar de toda mobilidade que os tablets e smartphones representam para o consumidor, seu lugar predileto para fazer compras por esses dispositivos é dentro de casa. O segundo local onde ele faz mais compras pelo celular é no trabalho. Hoje em dia, a visita à loja física, propaganda e tabloides são as fontes de informação menos utilizadas para consultas –  demonstrando que investimentos em show rooming e propaganda devem ser repensados pelas empresas. Além disso, o grande motivo que ainda afasta as pessoas das compras on-line é a falta de confiança e segurança: donos de smartphone têm mais aversão a comprar on-line por este motivo do que os de tablet (49,6% e 37,4% respectivamente).

motivos comprar e nao comprar

8. Os melhores preços

O preço é o fator mais mencionado como forma de motivar a comprar on-line, especialmente para os usuários de smartphone. Enquanto isso, a conveniência e comodidade é que atraem as compras para os usuários de tablets. Sites ou aplicativos de comparação de preços são as fontes de informação mais usadas pelos usuários de tablet (60,2%) e smartphone (54,8%). A avaliação de outros compradores vem em segundo lugar para 51,8% dos usuários de smartphone, enquanto o site da empresa é a opção para 53,2% dos que possuem tablets.

06/07/2015 – Escrito por  Danilo Barba

http://consumidormoderno.com.br/index.php/comportamento/relacionamento/item/29981-as-8-prioridades-da-geracao-momo-moderna-e-móvel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s